terça-feira, 13 de maio de 2014

Marcas portuguesas de roupa, acessórios, calçado e lingerie


Porque o que é Nacional é bom (este sempre foi um dos meus lemas, lutar e diovulgar aquilo que de melhor se faz no nosso país) andei a fazer uma pesquisa intensiva na internet e deparei me com todas estas marcas portuguesas, na sua maioria expandidas além-fronteiras. Grande parte já conhecia mas outras não e fiquei admirada pela qualidade e beleza das suas coleções. Claro que existem muitas mais mas o post já estava a ficar muito extenso e então selecionei apenas estas!
Afinal nós somos muito bons no que fazemos...temos é deixar de lado aquela mentalidade de "coitadinhos" e arriscar, seguir em frente, sem nunca olhar para trás. Estas marcas são a prova disso mesmo. Resultaram do arrojo de pessoas como nós que tinham um sonho e lutaram por ele. Hoje são um caso de sucesso. Uma vénia e aplausos para todos os seus responsáveis. 

No topo das minhas preferências está a One, Lanidor, Salsa, Tiffosi, Parfois...fiquei surpreendida e completamente rendida à Sonne Butti, Scripta, Rialbanni, Sahoco e Mosh Jeans....e vocês?

Lanidor - http://www.lanidor.com/
A Lanidor é a maior marca portuguesa de pronto-a-vestir feminino. Neste momento tem uma rede de 100 lojas, espalhadas pelos sete países onde se encontra: Portugal, Espanha, Chipre, Qatar, Equador, Moçambique e Cazaquistão. Fundada em 1966, localizada no distrito de Aveiro, é hoje muito mais do que uma marca de roupa de senhora. 



Quebramar - http://www.quebramar.com/
Criada em 1989 por Gonçalo Esteves, um adolescente apaixonado por vela que desenhava e vendia t-shirts em Cascais para arranjar dinheiro para as férias, mais de 20 anos depois ainda hoje se mantém na administração da marca. Inicialmente vendida em catálogo, a Quebramar constituiu em 1999 uma rede de loja e tornou-se uma referência no universo náutico. Integra o maior grupo de moda português- o grupo Lanidor - que detém a Lanidor Woman, Lanidor Kids, Casa Batalha, Glove e Companhia do Campo. Tem, nesta altura, 45 lojas. 

Ana Sousa  - http://www.anasousa.com/pt/
Marca criada pela grande estilista portuguesa, com lojas espalhadas pela Espanha, Suíça, Rússia, Luxemburgo e África do Sul.



Sonne Butti 

É uma marca de roupa portuguesa sediada em Vila Nova de Gaia no distrito do Porto.Tem peças muito femininas e elegantes



Bus Urban Wear - http://shop.busjeans.com/
A Bus Urban Wear nasceu em 1997. Ao longo dos anos, a empresa Cruz & Areal, apresenta um crescimento sustentável.



Scripta - http://www.scripta.pt/pt/
Localizada em Barcelos, tem roupas femininas de cortar a respiração.



Rialbanni - http://rialbanni.pt/
Criada a 2 de maio de 1980 é direcionada para o setor feminino e procura aliar a qualidade à atualidade, sendo representada por muitas modelos em Portugal. Para a apresentação da nova coleção primavera/verão 2014 a escolhida foi a atriz e modelo Rita Pereira.


Salsa - http://www.salsastore.com/pt/
A Salsa nasceu em 1994, em Vila Nova de Famalicão. Desde então o crescimento da marca tem sido constante. Actualmente, fruto de um ambicioso projecto de internacionalização, a Salsa está presente em mais de 35 países e o foco no crescimento continua. 




Tiffosi - http://www.tiffosi.com/
A TIFFOSI, com mais de 35 anos, faz parte do grupo VNC, um dos maiores grupos de distribuição de vestuário masculino, feminino e infantil e, é uma das principais empresas de moda nacional, tendo iniciado o seu plano de expansão internacional.





Mosh - http://www.moshjeans.com/
Criada em 2003 MOSH Jeans foi pensada para cobrir um nicho de mercado que até então estava por explorar. A moda jovem existente era bastante insípida, sem conteúdo e denotava alguma falta de imaginação. O mercado exigia mais!
Especializada em gangas fruto da experiência industrial e noutros segmentos de mercado de moda, rapidamente MOSH Jeans se distinguiu da concorrência baseando toda a sua colecção à volta deste artigo de vestuário icónico. Ainda hoje as gangas continuam a ser, talvez, a peça mais importante de toda a colecção, contudo, ao longo dos anos temos desenvolvido colecções cada vez mais completas e muito apreciadas pelo nosso cliente alvo.





A TH Clothes - Trendy Human Clothes - http://www.trendyhumanclothes.com/
Jovem marca nacional portuguesa.




Sahoco - http://www.sahoco.com/pt/Loja/
Marca criada em Leiria direcionada para o setor feminino.



MIM - http://pra-mim.com/
Roupa para crianças dos 0 aos 10, made in Portugal, nascida em 2011, resultante de um sonho de uma mãe de três filhos.



Not So Basic - http://www.notsobasic.net/
Lançada por duas médicas portuguesas e que aposta exclusivamente em tecidos e materiais nacionais.



Cokidy - http://www.cokidy.com/
Uma nova marca de roupapara bebé até aos 24 meses totalmente produzida em Portugal.



Marca portuguesa de roupa para homem e mulher, do segmento médio/alto.




Parfois http://www.parfois.com/ 
Marca portuguesa sediada em Rio Tinto, compra e vende acessórios de senhora em 28 países.


Fundada em 1986 por um designer português, Pinho Vieira, e um fabricante italiano, foi a primeira marca de luxo para homem.

.

Sacoor - http://www.sacoor.com/index.html
A última campanha desta marca portuguesa, que nasceu em 1989 no número 127 da Rua Pascoal de Melo, é protagonizada por Irina Shayk e Patrick Dempsey.




Esta marca mítica de São João da Madeira, surgiu em 1920 e faliu nos anos oitenta, apesar da popularidade de que gozavam os seus ténis coloridos. Há pouco tempo a Fersado reiniciou a produção e os ténis Sanjo voltaram, nomeadamente à loja "A vida Portuguesa", no Chiado, em Lisboa, e nos Clérigos, no Porto.





Petit Patapon - http://www.petitpatapon.com/
Nasceu em Barcelos, tem nome francês porque foi fundada por uma francesa que morava em Portugal e já tem mais lojas no estrangeiro que em Portugal. A modelo Heidi Klum e a actriz Courtney Cox são fãs.




Marca do Porto, direcionada para roupa infantil, está em várias lojas portuguesas e já exporta também para mais de vinte países.




Papo d'Anjohttp://www.papodanjo.com/
Esta marca portuguesa de roupa de crianças já era conhecida, mas apareceu em todas as revistas de moda internacionais depois de ter sido vestida por Kiernan Shipka, a menina-actriz de MAD MEN, na cerimónia de entrega dos Emmy.




Seaside - http://www.seaside.pt/
Marca portuguesa de âmbito internacional, com mais de 25 anos de experiência no setor do calçado e dos acessórios de moda e em contínua expansão, tanto no país como além-fronteiras. Assente na tradição de qualidade e inovação da indústria portuguesa de calçado, a SEASIDE vende por ano, para 7 países, 4.000.000 de unidades (calçado e acessórios), emprega 500 colaboradores e gere diretamente mais de 80 lojas, entre espaços de rua, centros comerciais ou megastores autónomas.


One - http://www.onewatchcompany.com/pt/
Criada em 2004, em Lisboa, conseguiu de imediato conquistar os portugueses com os seus relógios lindíssimos, para todos os gostos e feitios, e a preços bastante convidativos. Alia a modernidade ao requinte.



Simel - http://www.simel.com.pt/
A Simel pertence à Helix - Indústria de Confecções S.A. é uma empresa que se dedica à confecção de artigos de vestuário interior, nomeadamente lingerie e corseterie, fundada em 1978.
Com uma produção anual de cerca de 3 000 000 de peças, conta com 250 colaboradores e possui duas unidades de produção: uma no Paião (concelho da Figueira da Foz) e outra na Guia (Concelho de Pombal).
Desde 2005 que a empresa com uma filial em Santander, com o objectivo de comercializar os nossos produtos em Espanha.




 

 





6 comentários:

  1. Muitas delas já conhecia, mas outras não fazia ideia. Realmente, o que é nacional é bom!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo aconreceu exactamente o mesmo...algumas ja sabia que eram portuguesas mas outras nao...fiquei muito contente com os resultados desta minha pesquisa e fiquei encantada com algumas marcas que desconhecia por completo...tem coisas tao lindas! O que é Nacional é mesmo bom :-) beijinhos querida*****

      Eliminar
  2. Algumas não conhecia... a SCRIPTA é Diva ;)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem nao conhecia muitas destas marcas e confesso que fiquei rendida com a Scripta..é mesmo Diva querida :-)

      Eliminar
  3. Foram três as marcas, das quais não tinha a certeza de serem portuguesas; Papo Dànjo , Laraninha e Cokidy. Talvez pelo facto de já não ter necessidade de comprar roupa de criança.
    Fico muito satisfeita de cada vez mais , se porduzir "Português". Temos um qualidade extraordinária nos nossos produtos, quer a nivel da textil, quer a outros tipos de produtos. Congratulo-me pela cada vez mais divulgação , inovação e melhoria da qualidade. Sempre foi e será a minha opção a qualquer nível o optar pelo produzido em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Boas marcas de origem Portuguesa, e ainda acrescentava aqui mais algumas. Só é lamentável que algumas destas Marcas já não sejam assim tão Portuguesas por terem deslocalizado grande parte das suas produções para a China e outros países asiáticos ou do médio oriente. Basta estar atento às etiquetas se quiser-mos realmente comprar o que é nosso e assim ajudar a melhorar a nossa economia. Pois algumas destas marcas embora produzam a roupa a preços do oriente vendem a preços do ocidente, servindo apenas para aumentar os lucros.

    ResponderEliminar

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...