sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Marta Veloso, mulher furacão!

Não, não se trata de nenhum fenómeno de vendas mas sim de um verdadeiro "boom" tanto no facebook como na blogosfera...afinal quem ainda não ouviu falar da Essenciais, Make Up e Outros por Marta V.? Quase toda a gente porque não é à toa que em quatro meses se consegue reunir mais de 6 mil fãs na sua página no face e quase 500 seguidores no blog, um projeto que ainda agora começou e já está a cativar imensa gente! Conheci a Marta através da Essenciais e, desde jogo, criamos uma empatia inexplicável por palavras como eu sempre digo...é algo que se sente fica no coração porque não é preciso muitas explicações...já falamos inúmeras vezes e não vejo o dia para a conhecer pessoalmente...é a minha maninha como eu carinhosamente lhe chamo...um ser humano fantástico, com um coração de ouro, e uma generosidade que supera tudo e todos! Claro que aqui há sempre o reverso da medalha, pessoas que se aproveitam da sua extrema bondade mas conhecendo a Marta como conheço, essa mulher furacão, sei que ela sabe muito bem distinguir quem lhe é fiel e quanto a essas sacripantas (como a gente lhes chama na página) acabam por se destilar no próprio veneno. E até já chegaram ao ponto de aceder à conta de email pessoal para solicitar amostras e produtos a variadas marcas, numa usurpação de dados pessoais punível por lei. Ao ponto que as pessoas chegam....minha nossa...mas sei que na hora certa ela irá agir! Mas deixando de lado estas situações vindas de gente infeliz, invejosa, sem vida própria e que não pode com o sucesso dos outros, confesso que fiquei muito feliz por ter entrevista a Marta, ou melhor, esta é não é daquelas entrevistas convencionais que faço quase diariamente no meu trabalho (para quem não sabe sou jornalista com carteira profissional e trabalho há 13 anos no jornal desportivo O JOGO), é mais uma conversa entre amigas onde ficamos a conhecer melhor a pessoa que está por detrás de todo este projeto. Uma vida marcada por muita luta e uma imensa vontade de vencer. O sucesso está aí e muitos mais frutos virão. Vamos lá então... Susana Cardoso - Ser maquilhadora profissional é um sonho antigo tornado este ano realidade...como começou essa paixão? a batalha foi dura? Marta Veloso - Não, a batalha foi comigo mesma. Foi uma luta entre a inércia dos últimos anos que andava dedicada aos meus filhos, avós de 80 e muitos anos, marido, com uma vida muito cheia e vazia, e, de repente, despertar e aperceber me que aos 35 que tinha na altura ainda podia reapaixonar me por uma carreira mexeu muito com os meus alicerces interiores. A minha família, os que me rodeiam, já estão habituados a apontar e criticar as escolhas de cuidar dos meus avós como eles cuidaram de mim, no entanto, consigo conciliar tudo porque estabeleço os meus horários mesmo que sejam 6 da manha e esteja a responder a mails, etc. S.C. - Também és daquelas pessoas que dizem que o dia devia ter mais de 24 horas? M.V. - Não...sei bem a falta que as horas de sono me fazem. ainda me estou a habituar e acho que, por agora, enquanto não chego a uma meta estável...espero que tal exista...vai ser assim...a correria, o entusiasmo. Às vezes acho que mudei de personalidade, tornei me exigente, visionaria(não gosto da palavra gananciosa ate porque acho que não se aplica) e dá me adrenalina. S.C. - Adrenalina que também se aplica à profissão....porque quem corre por gosto não cansa. Digo isto porque o mundo da maquilhagem é uma verdadeira loucura...sempre novas tendências no mercado, novos produtos a serem lançados, e há que estar sempre a par de tudo... M.V - Eu andei perdida muitos anos, sempre estive na minha zona de conforto. Para os meus avós que me criaram um emprego num supermercado era o ideal . Para o meu marido o ideal era que não trabalhasse, e ficasse com as crianças. A mim, nem uma coisa nem outra me satisfaziam, arranjei sempre forma de ter independência financeira, mas nada que me identificasse. Trabalhei 8 anos como assistente dentária e amei!Quando vou ao dentista ainda olho fascinada para tudo e dá me vontade de ser eu a preparar as coisas. E isso de estar sempre atenta a tudo, as marcas encarregam se de nos entupir os mails de press releases , vou todas as semanas a perfumarias fazer o "tour", ando sempre a pesquisar. Mas também acho que as maquilhadoras tal como os estilistas têm um sentido de tendência antecipado do que se vai usar. S.C. - É o chamado "feeling" de quem trabalha nessas áreas...e por falar em feelings...quando criaste a pagina no face tinhas a noção do sucesso que seria? Porque reunir mais de 6 mil fãs em menos de quatro meses não é para qualquer uma... M.V. - Não. Nunca me passou pela cabeça. Nem me passou pela cabeça do submundo que existia por aqui. S.C. - E qual o segredo para tamanho "boom"? M.V. - Andamos sós na multidão...carentes, ninguém nos liga nenhuma. De repente alguém aparece e dá atenção a toda a gente. Mimos... S.C. - Pois todas nós mulheres gostamos de ser mimadas...mas aqui também há lugar, infelizmente, a meros interesses ...é impressão minha ou esta é uma área susceptível a muitas invejas por parte de outras profissionais ?...na minha, jornalismo, também existe, infelizmente... M.V. - Olha Susana, em 4 meses, não sei quantas vezes já fui enganadíssima por ser uma parola ingénua. Basta vir uma menina dizer que é pobre, fazer um ar deslumbrado , oferecer ajuda, dizer que não tem dinheiro que também não é por aí que ajudo , porque dinheiro não posso dar. Contas não posso pagar. A minha conta no banco só tem dinheiro quando deposito para fazer alguma transferência imediata, portanto quem quer que tenha a intenção de se aproximar de mim com a intenção de ter benefícios financeiros desengane-se. S.C. - Como em tudo na vida, olho fino e pé ligeiro :-) e como bem te conheço sabes muito bem fazer essa distinção entre as que se querem tentar aproveitar e as que realmente estão contigo porque gostam de ti! M.V. - E mais, recebi denuncias de já duas marcas a perguntarem se alterei o meu endereço porque tinham recebido indicações de alterações de morada minhas ou seja alguém entrou no meu mail e enviou a própria morada para recepcionar prémios das minhas parcerias, Não vou acusar ninguém mas o que estão a fazer é burla qualificada e as marcas têm a morada em causa em seu poder. A qualquer altura eu posso e farei queixa contra pessoa em questão por falsificação de identidade, ninguém tem o direito de se andar a fazer passar por mim nem de andar a receber seja o que for em meu nome. S.C. - No seguimento deste teu aviso à navegação posso dizer que se trata de uma situação gravíssima que sei que irás agir na hora certa....o que admiro é que mesmo com todos esses problemas sempre tens um sorriso ou uma frase bem humorada para presentear as tuas Martettes...como consegues? M.V. - Agirei sim, mas sabes que sou comedida e estou a avisar, até porque me custa a crer que haja alguém próximo de mim com tão mau intimo e que se arrisque a problemas judiciais graves por cremezinhos e amostrinhas. Olha, no dia em que fiz a biopsia vim cheia de dores para aqui, No fundo isto de ser "patroa" de mim própria exige muito mais de mim e não me permite folgas . E depois tenho meninas tão fieis ... S.C. - E por momentos tentas esquecer tudo isso e transmitir energia positiva... M.V. - Eu transformo-me assim que entro na página :-) As meninas dão me muita energia!
S.C. - Muitas dizem que mais do que uma página é como se fosse já uma família... M. V. - Mais que isso!!! É quase uma novela como me dizem por mail e mensagem privada algumas senhoras!Que gostam muito da Quina e desta e daquela... eu acho uma graça! Que se fartam de rir e não perdem uma noite das nossas conversas! S.C. - no fundo fala-se mesmo de tudo um pouco....uma interessante partilha entre mulheres onde tambem ja existem fãs masculinos :-) M.V. - Existem sim...mas são caladinhos :-) S.C. - Não se querem meter em conversas entre senhoras lololol mas o que é certo é que há cada vez mais homens a preocuparem-se com a sua imagem, a fazerem tratamentos de pele, etc. M.V. - Verdade, estas a dar-me a deixa perfeita para incluir a clinica do Dr Miguel Andrade, a Faccia, que prova que cada vez mais homens recorrem a este tipo de cirurgia, quebrando um estigma que apenas as mulheres faziam plásticas.E não só...fazem todo o tipo de tratamentos de estética.
S.C. - Uma boa mudança de mentalidades.....porque, homens ou mulheres, todos temos de cuidar de nós em nome do nosso bem estar fisico e mental! M.V. - acima de tudo ter uma auto estima equilibrada S.C. - Na tua profissão também tens isso em atençao quanto estás a atender as tuas clientes? Penso que também se lida com emoções...pessoas com imperfeiçoes na pele, por vezes com auto estima em baixo M.V. - Completamente. As senhoras chegam a mim como se fossem ser avaliadas ou criticadas. De olhos baixos, a auto criticarem se a dizerem mal da pele, que não tomam cuidado. Nem conseguem olhar para mim nem para o espelhão. Depois da fase sa correcçao da pele já olham em frente na modelação de rosto e já sorriem com as sombras. Já olham para cima e não páram quietas porque estão felizes. O batom para pôr... é a carga dos trabalhos :-) S.C. - Deve ser uma das melhores sensações do mundo... M.V. - É engraçado porque é sempre iguaL. As q mais temo são as mais novas, que já sabem as cores que querem e, às vezes, não teem nada a ver com elas. S.C. - Acabas por ser surpreendida...e por falar em surpresas...qual o trabalho que até hoje mais gostaste de fazer...no final do qual pensaste para ti propria "tchanam"... M.V. - Foi a mae de um noivo. S.C. - E eu a pensar que ias dizer "foi uma noiva" M.V. - Nao. As noivas não se deixam fotografar e é a maquilhagem mais básica. S.C. - Pois não dá para grandes aventuras. O que mais gostas de fazer no teu trabalho? M.V. - Transformções. Converter pessoas normais em grandes estrelas! S.C. - Por falar em estrelas....qual a pessoa que mais gostarias de maquilhar? M.V. - As minhas Martettes todas mas primeiro a Quina. S.C. - E porquê? M.V. - Porque acho que ela é linda. Tem uma pele branca fantástica, uns olhos claros lindos e com uma maquilhagem BEM FEITA ia arrasar! S.C. - Aqui entre nós...concordo em pleno. Sei que tens um stock impressionante de produtos....diz me uma coisa...em termos de maquilhagem e produtos de pele tambem se aplica o velho ditado "o barato sai caro"? M.V. - Conforme...eu tenho uma pele atópica. Nunca pude usar qualquer produto faço alergias com muita facilidade. A qualidade tem muito a ver com o que se pretende, para o dia a dia, uma marca Sephora , Kiko, é suficiente, até Catrice. Para uma maquilhagem mais profissional temos que investir. Maquilhagem waterproof como a da make Up For Ever. Bom pigmento como a da Sleek, económica. Clássica e competente como a Dior há muitas. S.C. - Qual a marca que não prescindes, que está no topo das tuas preferências, e porquê? M.V. - A marca que não prescindo: as bases Dior, sombras Sleek e corrector Make up for ever. Não há uma marca perfeita mas a Dior talvez seja das mais completas! S.C. - Com mais de 6 mil fãs e mais de 600 seguidoras no teu blog estabelecer parcerias também é uma das tuas metas e já estás a conseguir várias...também concordas que é uma aposta acertada por parte das marcas? eu, por exemplo, desconhecia a Sleek e quando a deste a conhecer tive de comprar duas M.V. - As parcerias, e sei que te referes a marcas e serviços, são como o amor. Há sempre o que ama mais. Não atingi ainda A maturidade de blogger de forma a digerir a maneira como as marcas ou seus representantes se relacionam com os bloggers. Friamente, de forma despersonalizada e, a maior parte das vezes, hipócrita. Por exemplo há uma representação de varias marcas que uma das senhoras que trabalha com eles nega-me constantemente os pedidos das press releases que lança, nem que responda um segundo depois..esgotou. Não era mais fácil simplesmente não me enviarem a tal press release se não tem intenção de fornecer o produto? De estarmos classificados pelos números de seguidores então estabeleçam regras prévias! Todas as parcerias querem publicidade gratuita. Mas no caminho se aprende... S.C. - Queres deixar uma mensagem a todos os que vão ler esta entrevista feita pela Martette mãos de fada, espalha brasas, alcunha que me colocaste e que eu adorooo :-P M.V. - Gostava de ver o teu blogue mais recheado..."Chamem amigos"!
Desafio final....para conhecerem mais ainda a Marta! O valor mais importante para ti? Saúde, meus filhos, minha avó. O que mais detestas na sociedade? Ingratidão, hipocrisia, inveja, injustiça. Alguma coisa de que te arrependas na vida? De confiar demais! O teu maior sonho? Conquistar o mundo. O teu filme de sempre? A lista de Schindler. Música favorita? Let her go/Passenger. Livro que mais te marcou? O código da Vinci. Cidade de eleição? Porto. País para visitar? India. Gadjet do qual não abdicas? Telemóvel. Prato favorito? Sushi. Comida que não gostas? Iscas. Loiro ou moreno? Ambos. Azul ou vermelho? Azul do Porto. Dourado ou prateado? Ouro do sol e prata da lua. Por do sol ou o luar? Ambos. Noite ou dia? Dia. Superstições? Não tenho. O que não pode faltar na tua mala? Telemovel, ventilan inalador, chaves do carro e baton. Dar ou receber? Dar. Passado ou presente? Presente. Lema de vida? LIVE AND LET DIE!!!!
E pronto aqui está a excelente conversa que tive com a Martinha...como sempre acabou por me surpreender em muita coisa e mostrou-se a pessoa linda que é...por dentro e por fora...espero que gostem...estou à espera dos vossos comentários! Obrigada Marta Veloso por todo o teu carinho, amizade, amor, apoio! Que Deus e todos os anjos te continuem a acompanhar neste caminho predestinado ao sucesso porque quem é bom, excelente profissional e lutador só merece o melhor do mundo! Página : https://www.facebook.com/makeupessenciaiamartav?ref=ts&fref=ts Blog : http://essenciaismakeupeoutrospormartav.blogspot.pt/

1 comentário:

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...