Avançar para o conteúdo principal

Uma vénia aos atletas paralímpicos

Portugal voltou a ser notícia pelas medalhas conquistas recentemente nos Mundiais Paralímpicos, comprovando-se, uma vez mais, o valor destes atletas com uma força avassaladora e que transformaram as suas fraquezas em grandes virtudes. Pena é o pouco apoio que quem de direito presta a este desporto, enquanto uns ganham milhões estes ficam-se pelos tostões. Mal da sociedade mas o reconhecimento de grande parte dos portugueses chega através das redes sociais, com a partilha de todas estas conquistas importantes, porque no que toca aos meios de comunicação social muitas ficam-se apenas por uma pequena nota de rodapé. Não são notícias que abram telejornais. E pergunto: porquê? Será que não merecem o mesmo tratamento dos outros atletas? Merecem sim. Merecem isso e muito mais. Porque são pessoas que têm problemas, seja de que nível for, mas conseguem ser autênticos campeões no sentido literal da palavra. Ultrapassaram preconceitos, estigmas impostos pela sociedade, fizeram-se mais fortes, e quando estão em prova não se notam quaisquer diferenças em termos de luta. Talvez até sejam muito mais aguerridos porque durante aquele tempo sentem-se capazes de conquistar o céu e se conseguem de fato vencer os outros adversários então aí a felicidade não se mede por palavras. Não há um dicionário capaz de traduzir tamanhas emoções vividas por verem elevado não só o seu nome como o de Portugal, a sua pátria. São fortes, corajosos, seres humanos de grande nível e um exemplo para todos nós. Isto porque se a maioria fica aterrorizada e paralisa perante a mínima dificuldade, fazendo disso uma gota no oceano, estes desportistas encontraram uma forma invejável de se superarem seja na competição como nas suas próprias vidas. São gigantes. Enormes. E mereciam um outro tratamento por parte do Governo e demais entidades. Sei que não vivem para isso mas para competir a este nível é preciso apoio, que muitos não têm, chegando a pagar dos seus bolsos para treinarem e, assim, puderem estar na sua melhor forma para quando chegar o dia D.
De minha parte faço uma vénia a todos os atletas paralímpicos, aplaudindo-os de pé, com um rasgado sorriso e um grande "obrigada" por nos ensinarem tanta coisa, fazendo ver que somos capazes de tudo quando realmente estamos imbuídos do espírito de conquista. Parabéns a todos, mesmo os que não sobem ao pódio, porque na pista são uns valentes. Superam-se. Saltam barreiras. Contornam obstáculos. E são o exemplo vivo de que com querer, suor, sacrifício podemos chegar muito mais longe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marcas portuguesas de roupa, acessórios, calçado e lingerie

Porque o que é Nacional é bom (este sempre foi um dos meus lemas, lutar e diovulgar aquilo que de melhor se faz no nosso país) andei a fazer uma pesquisa intensiva na internet e deparei me com todas estas marcas portuguesas, na sua maioria expandidas além-fronteiras. Grande parte já conhecia mas outras não e fiquei admirada pela qualidade e beleza das suas coleções. Claro que existem muitas mais mas o post já estava a ficar muito extenso e então selecionei apenas estas! Afinal nós somos muito bons no que fazemos...temos é deixar de lado aquela mentalidade de "coitadinhos" e arriscar, seguir em frente, sem nunca olhar para trás. Estas marcas são a prova disso mesmo. Resultaram do arrojo de pessoas como nós que tinham um sonho e lutaram por ele. Hoje são um caso de sucesso. Uma vénia e aplausos para todos os seus responsáveis. 
No topo das minhas preferências está a One, Lanidor, Salsa, Tiffosi, Parfois...fiquei surpreendida e completamente rendida à Sonne Butti, Scripta, Ria…

Feira de Artesanato de Vila do Conde 2016

Passatempo "Mini palete da Sephora"