domingo, 11 de outubro de 2015

Há termos ou expressões próprias da vossa terra?

A língua portuguesa (tirando o novo acordo ortográfico com o qual não concordo) é muito rica...sem falar nos sotaques e nos dialectos, que eu amo de paixão, cada terra tem os seus próprios termos e expressões para definirem algo ou alguém.

Por cá, no Minho, mais propriamente em Guimarães, o meu berço e o de Portugal, há várias expressões que utilizamos, algumas características de cá, outras do Norte do país. Assim de repente lembro-me de algumas que eu utilizo frequentemente e tenho a dizer que algumas pessoas não sabiam o seu significado.

Vamos lá a um teste?
Vou colocar aqui alguns termos para ver se vocês acertam e se tiveram também os vossos termos próprios do local onde vivem partilhem connosco :-)

Barreleiro
Barado
Batucar
Cagatacos
Caganato
Chumieira
Enxovia
Lourear o queijo
Banzada
Carraspana
Carroça
Medrar
Mofeiro
Meter tudo ao cudilho
Chispar
Abezugado


Se me lembrar de mais coloco aqui...aguardo pelas vossas respostas e partilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...