terça-feira, 7 de maio de 2013

Formação gratuita na UE




Consequência da grave crise financeira instalada no nosso país e um pouco por toda a Europa muitos jovens não têm possibilidades de terminar os seus cursos superiores, desistindo a meio das licenciaturas porque não têm como suportar as despesas mensais. A pensar nisso, foi criada pela União Europeia (UE) uma plataforma online onde se poderá realizar cerca de 40 cursos de nível universitário em diversas áreas sem qualquer custo durante o período de formação.
A Massive Open Online Courses (MOOC) já foi inaugurada, e estará disponível em 12 idiomas, incluindo a língua portuguesa. Esta iniciativa partiu da Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) que pretende, assim, facultar às pessoas “o acesso a uma edução de qualidade sem saírem de casa”. O apoio de várias universidades abertas espalhadas por Portugal, França, Rússia, Turquia, Espanha e Reino Unido foi essencial para a concretização deste objetivo e, de acordo com o comissário europeu para a Educação, Androulla Vassiliou, este projeto pretende assegurar "uma educação aberta a dezenas de milhares de estudantes e incentivar as nossas escolas e universidades a adotar métodos de ensino mais inovadores e flexíveis".
As áreas abrangidas vão desde a matemática, passando pela economia, e-sskills, e-commerce, ambiente, cultura, línguas e escrita. O acesso aos cursos e ao período de formação, que poderá variar entre as 20 e as 200 horas, é gratuito mas os diplomas e certificados terão, no final, de ser pagos, variando o preço entre os 25 e 400 euros, tudo dependendo da área escolhida e também do estabelecimento de ensino. No comunicado emitido pela UE pode ler-se ainda que “todos os cursos podem levar a uma certificação completa, uma distinção ou um crédito certificado que poderá equivaler a um grau de ensino". No fim de contas, tratam-se de boas notícias porque, pelo menos, o período de leccionação é grátis, será feito na comodidade do lar e de acordo com a disponibilidade dos alunos, e só depois de concluído se pagará pelo respetivo certificado. Para os interessados aqui fica o link de acesso à plataforma onde podem consultar todas as informações e requisitos necessários http://www.openuped.eu/.
Susana Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...