quarta-feira, 13 de março de 2013

1,5 milhões unidos a uma só voz




1,5 milhões unidos a uma só voz!

No passado sábado, dia 2 de Março, o povo saiu à rua para uma das maiores manifestações de sempre organizada pelo movimento “Que se lixe a troika”, criado na rede social do facebook. Desta vez, e deixando de lado cores partidárias ou sindicais, mais de 1,5 milhões de portugueses, de todos os quadrantes da sociedade, responderam ao apelo e concentraram-se em quase 70 cidades de todo o país. Também no estrangeiro, designadamente em Paris, Londres e Madrid, muitos portugueses mostram-se solidários e desfilaram pelas ruas. Gritaram bem alto a sua revolta e indignação pelas constantes medidas de austeridade impostas pelos nossos governantes e que vão sufocando, a cada dia que passa, todos os cidadãos. Uma verdadeira asfixia social que quase não nos deixa espaço para respirar. Dos mais novos aos mais velhos todos fizeram questão de expressar tudo o que lhes vai na alma, através de cartazes erguidos bem lá no alto, e ao som do cântico “Grândola, Vila Morena”, um dos ícones da Revolução de Abril, do saudoso Zeca Afonso. Entre crianças, estudantes, adultos, reformados, médicos, enfermeiros, professores, jornalistas, militares, e muitos mais profissionais, além dos inúmeros desempregados, todos pediram a demissão do actual Governo, que continua, cada vez mais, a defender os ricos e a oprimir os pobres.
Mas do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho não houve uma reacção à altura e muito menos do Presidente da República, Cavaco Silva. Fecharam-se em copas, bem escondidos no seu canto, porque se tivessem o mínimo de dignidade e carácter, perante estas manifestações constantes nos últimos meses, já há muito que se teriam demitido, porque já se viu que não têm condições para continuar à frente do destino de um país que já está no abismo. Já não se aguenta tantas medidas de repressão, que prejudicam muito mais os que trabalham e aqueles que descontaram durante uma vida para a Segurança Social e, agora, é só cortes e mais cortes nas suas reformas.
Estamos a pagar por uma crise que não ajudamos a criar e, se de facto houve justiça e igualdade em Portugal, os corruptos já estariam há muito a ver o sol aos quadradinhos, por força dos constantes roubos que nos fizeram. Mas não…veêm os seus processos serem arrastados nos tribunais até prescreverem e, na sua maioria, ficam impunes do mal que fizeram à sociedade e aos nossos bolsos. Depois os grandes nomes conhecidos na nossa praça têm perdões fiscais, enquanto uma senhora por ter tirado à revelia das prateleiras de um supermercado em Lisboa duas latas de comida para animais, no valor de 98 cêntimos, é condenada em tribunal ao pagamento de uma multa de…200 euros! Isto é de levar as mãos à cabeça e perguntar: “O que fizeram de ti Portugal”. Para quê tanta luta travada pelos nossos antepassados por direitos que nos pertencem se, agora, tudo nos está a ser retirado, sobretudo na área da saúde e educação, que para mim são intocáveis. Não sei mesmo para onde caminhamos…só sei que não vejo nenhuma luz ao fundo do túnel!!!
Susana Cardoso


Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...