quinta-feira, 29 de março de 2012

Aparências que só iludem…


É com pena que assisto a uma sociedade cada vez mais desprovida de valores essenciais, como a fraternidade, solidariedade, capacidade de reivindicação, luta e de reacção perante as dificuldades. A maioria das pessoas opta por se fechar na sua própria concha e viver apenas agarrada às aparências, que, bem lá no fundo, só iludem. Nunca como agora estas palavras de Roberto Shinyashiki – psiquiatra, conferencista, empresário e escritor brasileiro, que nos seus livros aborda temas como a qualidade de vida e motivação – encaixam na realidade actual: “Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência. Cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um "super" num mundo de estrelas sem brilho próprio”.
De facto, tem razão…é vê-los e vê-las por aí a desfilar pelas ruas, com toda a pompa e circunstância mas se os virarmos de cabeça para baixo pouco ou nada se aproveita.
Perdeu-se quase tudo...a capacidade dos mais novos brincarem na rua recorrendo aos jogos tradicionais, mexeram na terra, correrem pelos campos…agora passam o tempo enfiados no quarto, agarrados à playstation ou a outras tecnologias do género.
Perdeu-se o valor de um sorriso e de um simples abraço....de ajuda ao próximo sem pedir nada em troca...do espírito de união para tentar mudar algo...da capacidade de reclamação a quem de direito pelos nossos direitos fundamentais. Queixam-se e queixam-se mas acabam por não passar das palavras aos actos!
Não sou melhor nem pior do que os outros, sinto-me apenas diferente, porque dentro de mim tento preservar valores que me foram transmitidos pelos meus pais e outros que adquiri ao longo da minha vivência....Sim, sou rebelde, tenho um espírito revolucionário bastante aceso mas é isso que me dá força e capacidade para lutar todos os dias!!! Graças a Deus que sou assim e cada vez menos me revejo nesta sociedade mesquinha e praticamente sem princípios.
Abram os olhos enquanto é tempo, acordem a vossa consciência e façam por ser diferentes…não se tornem fotocópias!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...