Avançar para o conteúdo principal

Minha entrevista dada ao blog da Joana Veríssimo...foi um prazer e agradeço a oportunidade...visitem o blog desta menina, vale a pena!

À CONVERSA COM... #41

18:11

Em Contraluz é o blog da Susana Cardoso, e fala-nos de diversas temáticas.


Como surgiu a ideia de criar um blog?
A escrita para mim é uma espécie de terapia. Foi a forma que encontrei para expressar tudo o que me vai na alma e daí a ideia de criar um blog, no qual abordo diversas temáticas, porque tal como na vida, há sempre espaço para tudo. Adoro escrever, receber o feedback dos meus seguidores a cada post que escrevo, e, aliás, não é à toa que me formei em jornalismo. Este bichinho nasceu comigo e ao transmitir tudo aquilo que sinto e penso espero também conseguir ajudar os outros. Muitas pessoas dizem-me que se identificam muito com aquilo que escrevo, o que me deixa super feliz.

Porquê “Em contraluz”?
O nome do blog está relacionado com a minha forma de encarar a vida. Nem sempre o sol brilha, nem sempre chove. Há dias mais brilhantes, outros mais cinzentos. Em contraluz significa essa mesma complexidade àquilo a que chamamos de vida. Eu até prefiro chamar caminho, com várias direções a seguir e tudo está nas nossas mãos. 

Há quanto tempo tens o blog?
Tenho o blog há mais de cinco anos. Durante um tempo não estive tão ativa, por problemas pessoais, mas de há três anos a esta parte que o atualizo quase diariamente. 

Que temas abordas?
Abordo diversas temáticas. Como me considero uma pessoa multifacetada tento transmitir isso mesmo para o meu blog. Tanto faço reviews de produtos que me ofereceram ou que comprei, como escrevo um desabafo ou um poema, algo que sinto naquele momento. Falo também de novos produtos e tendências do mercado, relacionadas com moda, cosméticos, dicas úteis, tudo aquilo que eu acho interessante para os meus quase 850 seguidores. No fundo, é um prazer ter este contacto virtual com as pessoas. Uma coisa que me pedem muito é para fazer reviews sobre livros, esta é outra das minhas paixões, e tenho-me dedicado a isso com muita paixão.

Qual o tema que privilegias e porquê?
Como são tantos os temas que abordo é complicado colocar um no topo mas talvez escolhesse a review sobre produtos de beleza. É uma matéria que cativa muito porque dá a oportunidade às pessoas de conhecerem novos produtos e saberem qual a minha opinião sobre o mesmo depois de o utilizar. 

Tens alguma rubrica constante no blog?
Sim. Como já referi anteriormente adoro escrever, prosa e poesia, e tenho uma rubrica que intitulei de “desabafos”. Trata-se de explorar tudo aquilo que estou a vivenciar em determinado momento, tanto a nível pessoal como profissional. Sou uma pessoa muito sensível, muito ligada aos outros e para mim o sentir é mais importante do que ter. Por isso, tudo o que vai cá dentro passa para o papel. Dou a minha opinião sobre tudo o que achar pertinente ou então se estiver num dia mais cinzento é uma forma de terapia.

Tens alguma parceria? Se sim, com que entidade(s)?
Neste momento não tenho nenhuma parceria mas já fui embaixadora da “Perfumes e Cosméticos” (venda de produtos de beleza das mais conceituadas marcas nacionais e estrangeiras) e da “Malas e Caprichos” (uma loja virtual onde se podem adquirir todos os acessórios de moda). 

Como promoves o teu blog? (Quais as redes sociais a que aderiste em nome do blog, onde partilhas os teus posts, etc)
Promovo o meu blog através de uma página de artesanato que tenho no facebook (sim também faço artesanato, desde bijuterias, passando por quadros e trabalhos em madeira), aderi também ao google +, twitter e instangram. Alguns dos meus posts partilho também em grupos do facebook alusivos ao mundo da blogosfera.

Qual a melhor forma de manter um blog?
A melhor forma de manter um blog passa pela sinceridade, honestidade e simpatia para com quem nos segue. Temos de cativar as pessoas abordando assuntos que consideramos pertinentes e interessantes, promovo também passatempos que têm sempre um bom feedback em termos de participação. E temos de fazer por manter sempre atualizado o blog mesmo em dias em que a inspiração não esteja no seu auge.

Que conselhos dás a pessoas que estão a pensar criar um blog ou que se encontram no início desse processo?
O meu conselho é simples: façam aquilo que mais gostam, escrevam com sinceridade e sem serem forçadas a dizer algo que não queriam, nunca liguem a críticas destrutivas que só servem para tentar deitar as pessoas abaixo, promovam a divulgação do vosso espaço nas redes sociais e junto dos vossos amigos, e, acima de tudo, lembrem-se que o caminho se faz caminhando. Dedicando-se com paixão a um blog podem crescer muito e as marcas têm isso em conta quando procuram parcerias. Mesmo que ouçam alguns nãos, acreditem que vão ouvir um sim. Nunca desistam e sejam persistentes.

Por fim, o que é que ter um blog acrescenta à tua vida?
Além de ser uma excelente terapia, é uma excelente forma de conhecer pessoas, ainda que de forma virtual, partilhar experiências e conhecimentos, porque no fundo estamos sempre a aprender. Já não me via sem o meu cantinho como eu costumo chamar ao meu blog e adoro quando vejo comentários aos meus posts. É sinal de que a mensagem passou e só posso sentir-me bem comigo própria.


Gostaram de conhecer este projeto? Visitem-no e explorem-no!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Marcas portuguesas de roupa, acessórios, calçado e lingerie

Porque o que é Nacional é bom (este sempre foi um dos meus lemas, lutar e diovulgar aquilo que de melhor se faz no nosso país) andei a fazer uma pesquisa intensiva na internet e deparei me com todas estas marcas portuguesas, na sua maioria expandidas além-fronteiras. Grande parte já conhecia mas outras não e fiquei admirada pela qualidade e beleza das suas coleções. Claro que existem muitas mais mas o post já estava a ficar muito extenso e então selecionei apenas estas! Afinal nós somos muito bons no que fazemos...temos é deixar de lado aquela mentalidade de "coitadinhos" e arriscar, seguir em frente, sem nunca olhar para trás. Estas marcas são a prova disso mesmo. Resultaram do arrojo de pessoas como nós que tinham um sonho e lutaram por ele. Hoje são um caso de sucesso. Uma vénia e aplausos para todos os seus responsáveis. 
No topo das minhas preferências está a One, Lanidor, Salsa, Tiffosi, Parfois...fiquei surpreendida e completamente rendida à Sonne Butti, Scripta, Ria…

Feira de Artesanato de Vila do Conde 2016

Passatempo "Mini palete da Sephora"