domingo, 19 de abril de 2015

Alimentos que ajudam a ser feliz

Vários estudos e pesquisas científicas têm vindo a demonstrar que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão ligadas aos nossos hábitos alimentares. Há alimentos que estimulam a produção e a libertação de alguns neurotransmissores que agem diretamente sobre o humor, atuando como sedativos, tranquilizantes, dando ainda boa-disposição e alegria.

Aqui ficam alguns...todos naturais, sem ser necessário recorrer a medicamentos...experimentem e vão ver as diferenças!



AVEIA
- Ajuda a libertar serotonina, substância que provoca a sensação de felicidade e regula o sono, humor e apetite. Quando a transmissão não acontece de forma adequada ocasiona irritação, mau humor, ansiedade e impaciência.

BANANA
- Rica em triptofnao, substância percursora da serotonina, sem ela o organismo fica susceptível à depressão, irritabilidade, insónias, ansiedade e hiperfagia (aumento exagerado da fome).

ABACATE
- Rico em ácido fólico, vitamina B3 e potássio tem ma ação específica sobre o sistema nervosos central, com efeito relaxante.

NOZES
- Esta oleaginosa, tem vitamina B1 que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotransmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com a memória e cognição.

GÈRMEN DE TRIGO
- É a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade.. É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, atuando como calmante natural que diminui o nervosismo.

CANELA
- Rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açucar no sangue e reduz a compulsão por hidratos de carbono e doces.

ESPINAFRE
- Possui ácido fólico e potássio, dois elementos que se estiverem em falta no organismo provocam cansaço, fraqueza e apatia.

LARANJA E FRUTAS RICAS EM VITAMINA C
- Possuem antioxidantes, que combatem o cansaço , e cálcio que é eficiente no relaxamento muscular e combate ao nervosismo. A vitamina C diminui a quantidade de certas hormonas no sangue e reduz o stress físico e emocional.

GRÃO DE BICO
- Rico em triptofano, o aminoácido do bom-humor, é um antidepressivo natural.

BETERRABA
- Rica em magnésio, mineral que promove a energia e alivia o cansaço.

PEIXES E FRUTOS DO MAR
- Ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selénio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e cansaço; o Ómega 3 colabora na produção de neutransmissores, combatendo a irritação.
Salmão, atum, cavalinha são considerados excelentes fontes de Ómega 3, um ácido gordo com efeito protetor sobre os neurónios.

ALFACE
- O vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando um efeito calmante no organismo.

CAMOMILA
- Sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Tem efeitos relaxantes, amenizam a ansiedade e depressão.

CHOCOLATE
- O cacau possui triptofano que estimulam a produção de serotonina no organismo. Prefira os meio amargos ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também um poder antioxidante.

CHÁ VERDE
- Conhecido pelo efeito de ajudar a emagrecer, também beneficia o humor, afasta o stress e diminui a possibilidade de inflamação cerebral, favorecendo o bem-estar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...