A língua portuguesa (tirando o novo acordo ortográfico com o qual não concordo) é muito rica...sem falar nos sotaques e nos dialectos, que eu amo de paixão, cada terra tem os seus próprios termos e expressões para definirem algo ou alguém.
Por cá, no Minho, mais propriamente em Guimarães, o meu berço e o de Portugal, há várias expressões que utilizamos, algumas características de cá, outras do Norte do país. Assim de repente lembro-me de algumas que eu utilizo frequentemente e tenho a dizer que algumas pessoas não sabiam o seu significado.
Vamos lá a um teste?
Vou colocar aqui alguns termos para ver se vocês acertam e se tiveram também os vossos termos próprios do local onde vivem partilhem connosco :-)
Barreleiro
Barado
Batucar
Cagatacos
Caganato
Chumieira
Enxovia
Lourear o queijo
Banzada
Carraspana
Carroça
Medrar
Mofeiro
Meter tudo ao cudilho
Chispar
Abezugado
Se me lembrar de mais coloco aqui...aguardo pelas vossas respostas e partilhas
Bem-vindos ao meu cantinho dedicado a tudo aquilo que faz parte da nossa vida. Um mundo por descobrir com a certeza de que a busca é infinita.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fazer o que se gosta é uma dádiva
A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...
-
Sou católica não praticante, não sou de ir a missas ou a igrejas, tenho a minha própria maneira de encarar a fé imensa que mora no meu coraç...
Sem comentários:
Enviar um comentário