A Naturessima - Cosmética 100% Natural é caraterizada por comercializar produtos naturais sem o recurso a substâncias nocivas para a nossa saúde.
Como forma de alerta para o uso, cada vez mais importante, de produtos recorrendo ao que de melhor a natureza tem para oferecer aqui fica uma pequena lista de ingredientes utilizados na cosmética convencional e que devem ser evitados para o nosso bem-estar.
Lista de ingredientes tóxicos mais comuns na cosmética convencional
Benzoates - Benzoates Benzoic acid, sodium benzoate or parahydroxy benzoate (ácido benzóico, benzoato de sódio ou benzoato parahidroxibenzoato) – conservante, veja parabenos.
DEA, MEA, TEA - emulsionantes ou agentes espumantes, substâncias cancerígenas.
Dibutyl phthalate (Dibutil ftalato) - ajuda a absorção de outros ingredientes, causa defeitos de nascimento.
Formaldehydes (Formaldeídos) **- Conservante. Provoca reações cutâneas.
Fragrance/Perfume (Fragrâncias) - Podem conter até 200 substâncias não declaradas. Causam irritações de pele e alergias, hiperpigmentação.
Isopropyl Alcohol (Álcool isopropílico) - Agente de secagem, derivado do petróleo.
Methylisothiazolinone – Conservante. Provoca reações alérgicas e irritações.
Silicone - Emoliente sintético. Nomes: Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Methicone, e Phenyl Trimethicone. Prejudicial e irritante para a pele.
Sodium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate (Laureth sulfato de sódio, lauril sulfato de sódio) - agentes espumantes. Forma compostos nitrogenados carcinogênicos quando combinado com ingredientes específicos. Irritante para os olhos, pele e pulmões.
Propylene Glycol (Propileno Glicol) - Derivado do petróleo. Aumenta a quantidade de ácido no corpo, o que pode resultar em problemas metabólicos.
Parabens (Parabenos) – Conservante. Derivados do petróleo. Irritante forte para a pele e pode ser um xenoestrogênio (hormona produzido em laboratório que mais traz riscos a saúde) que causa perturbação hormonal.
Petrolato e outros derivados do petróleo - Comedogênico, bloqueia os poros. Ourtos nomes Petroleum jelly, petrolatum, paraffin, paraffin liquidium, mineral oil (liquid petrolatum), isoparaffin, isoporpyl alcohol, Isododecane e Isohexadecane.
Phenoxyethanol – conservante. Relacionado com a dermatite de contato, agravamento de eczema, toxicidade reprodutiva e neurotoxicidade.
Benzyl alcohol - Conservante derivado do petróleo. Nocivo se absorvido pela pele. Fortemente irritante para os olhos, pele e sistema respiratório.
Sem comentários:
Enviar um comentário